top of page

Um resumo do Evangelho

 

O Evangelho nos diz que Deus é o criador perfeito, que criou tudo a partir de Sua Palavra (Hb 11.3), e o justo juiz. Ele nos criou para glorificá-lo e desfrutá-lo para sempre. No entanto, todos nós pecamos, tanto em Adão, como nosso representante (Gn 3), como também em nossas ações individuais (Rm 5.12; 3.23).

Merecemos a morte eterna – separação espiritual de Deus – no Inferno (Rm 3.23; Ef 2.1), pois já nascemos espiritualmente mortos e sem esperança, por causa de nossos pecados já nascemos no inferno (Sl 51.5; Rm 6.6-8; Ef. 2.1).

Necessitamos que Deus nos transmita Vida espiritual (Ez. 37.1-14; Jo 3.3), por isso Deus enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, plenamente Deus e plenamente homem (Fp 2.5-11), para sofrer a morte que merecíamos, e nos comprou com o seu precioso sangue (1ª Cor. 6.20; 1ª Pedro 1.18-19; Atos 20.28).

Ele ressuscitou dentre os mortos para a nossa justificação, provando que era o Filho de Deus (Rm. 5.1; 1.14).

Se desejamos que a perfeita justiça de Deus em Cristo seja imputada, lançada sobre Ele, pois há uma dupla imputação: a penalidade de nossos pecados é lançada, imputado, em Cristo, e Sua santidade é imputada em nós, precisamo nos arrepender dos nossos pecados e crer em Jesus Cristo para a Salvação (2ª Cor. 5.21; Mc 1.14-15).

Só no Evangelho é que nós encontramos o poder, a razão e o propósito para viver.

Este é o único Evangelho (Gl 1.6,9) que somos ordenados a pregar (2 Tm 4.2).

Somente este Evangelho contém a teologia que deve direcionar nossas vidas, nosso ministério e os métodos que devemos aplicar a igreja para sua edificação. É somente esse Evangelho que Deus usa para criar m povo para Si mesmo. É somente este Evangelho que nos capacita e informa sobre a participação nos propósitos redentores de Deus, consequentemente, somente este Evangelho é digno de moldar e avaliar todas as coisas, pois é o Fiel da balança.

 

 

Hb 11.3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

 

 

Gn 3:1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "

Gn 3:2 Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,

Gn 3:3 mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".

Gn 3:4 Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!

Gn 3:5 Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".

Gn 3:6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Gn 3:7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Gn 3:8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Gn 3:9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "

Gn 3:10 E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".

Gn 3:11 E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "

Gn 3:12 Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".

Gn 3:13 O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".

Gn 3:14 Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.

Gn 3:15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".

Gn 3:16 À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".

Gn 3:17 E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Gn 3:18 Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.

Gn 3:19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".

Gn 3:20 Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

Gn 3:21 O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

Gn 3:22 Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".

Gn 3:23 Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.

Gn 3:24 Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.

 

 

(Rm 5:12) “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 3:23 ) “... pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”

 

 

(Rm 6:23) “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”; (Ef 2:1) “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados.”

 

 

(Sl 51:1) ”Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões”; (Rm 5:6-8) De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores; (Ef 2:1) “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados.”

 

 

Ez 37:1-14 A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ez 37.1 Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. Ez 37.2 Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes". Ez 37.3 Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Ez 37.4 Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Ez 37.5 Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ ". Ez 37.6 E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Ez 37.7 Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. Ez 37.8 A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ". Ez 37.9 Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme! Ez 37.10 Então ele me disse: "Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’. Ez 37.11 Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. Ez 37.12 E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor. Ez 37.13 Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor’ ". Ez 37.14; Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Jo 3.3

 

 

Fp 2:5-11 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, Fp 2.5 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; Fp 2.6 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Fp 2.7 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Fp 2.8 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Fp 2.9 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, Fp 2.10 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Fp 2.11

 

 

1Co 6.20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês; 1Pe 1:18-19 1Pe 1.18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 1Pe 1.19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito; At 20.28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

 

 

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Rm 5.1;

 

 

2Co 5.21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus; Mc 1:14-15 Mc 1.14 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. Mc 1.15 "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! "

 

 

Gl 1.6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho; Gl 1.9 Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

 

 

 

2Tm 4.2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

 

bottom of page