top of page

FOCO 1

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. (Hebreus 12.1-2).

O autor da Carta aos Hebreus nos ensina, nestes dois versículos, algumas verdade absolutas que são negligenciadas por muitos discípulos desatentos de Jesus.

Ele nos ensina que precisamos entender que não existem problemas que possam nos impedir de sermos homens ou mulheres de fé.

A relação daqueles que, pela fé, foram vencedores, que está escrito no capítulo anterior, deve servir para nós, como diz o próprio texto: “tão grande nuvem de testemunhas”. Testemunhas de viver pela fé.

Talvez o problema é que temos imaginado algo diferente do que Jesus nos tem prometido, isto é, o que Jesus nos promete é só Ele mesmo, e isso á muito pouco para muitos de nós.

É por isso que o texto acima nos convida a nos livrarmos de coisas que nos atrapalham no dia a dia; são coisas que nos fazem desviar o foco de Jesus.

São, muitas vezes, atividades que fazemos, que são lícitas, mas nos afastam de estarmos aos pés de Jesus.

Quando Jesus esteve na casa de Lázaro, Ele fez a diferença entre as ocupações, e mostrou a Marta, irmã de Maria, que desejava que Jesus repreendesse Maria por não está ajudando-a nas atividades domésticas, onde ela recebeu de Jesus a informação que ela não estava fazendo o que era melhor naquele momento, mas sim a sua irmã.

A nossa tendência é fazer das ocupações, mesmo que sejam para o Senhor, como nossa prioridade. Nos enganamos mesmo “fazendo” as coisas para o Senhor.

Não é o fazer que nos faz mas perto do Senhor, mas é o estar perto dEle, e não perder o foco.

Muitas vezes as atividades nos desviam do foco do próprio Jesus, porque colocamos o foco justamente nas atividades.

É preciso que nos esforcemos para que não nos embaracemos com as coisas e com as atividades, ao ponto de perdermos o foco em Jesus.

Além das atividades que nós consideramos lícitas, justas, há ainda aquelas situações onde o pecado reina em nossas vidas, e que nos faz prisioneiros, nos levando, muitas vezes ao caos.

Há muitos personagens da Bíblia que erraram porque perderam o foco; porque deixaram de olhar para Deus em determinado momento de suas vidas.

Podemos destacar o homem segundo o coação de Deus, Davi.

Homem que aprendeu a conhecer a Deus nos pastos verdejantes e nas águas tranquilas. Homem que conseguia colocar em versos as verdades sobre o Deus todo poderoso.

Homem que aprendeu a não temer as feras, mas a confiar no Senhor que as criou, e lutar para salvar suas ovelhas, pois tinha a consciência de que elas não pertenciam ao seu pai terreno, mais ao Pai celeste.

Homem que derrotou o Golias, tão temido pelo exército de Saul, não com força e nem com violência, mas em nome daquele que Ele cria e que era o seu escudo permanente e Senhor.

Isso tudo ele conseguiu fazer porque o seu foco era o Deus da sua vida, o Pastor de Israel, aquele que o guardava pela frente, por cima, por trás e pelos lados.

Mas quando o homem segundo o coração de Deus tirou o foco de Deus e colocou no “terrível” Saul, ele tornou-se, enquanto viveu dessa forma, um homem desprezível, mentiroso, dissimulador, como acontece com todo aquele que deixa de colocar o foco de sua vida em Jesus.

Nos tornamos pessoas terríveis, pois dissimulamos as situações, muitas vezes para manter as aparências e nos livrar dos perigos.

Não queremos colher o que plantamos sem sofrer as consequências.

Dissimulamos mentiras, quando deixamos de olhar, fixando os olhos, no autor e consumador de nossa fé.

Aprendemos a nos defender, criando, muitas vezes, situações para que as pessoas possam nos dar razão, vendo-nos não como somos realmente, mas como queremos que as pessoas nos vejam, e muitas outras coisas mais podemos fazer quando tiramos o olhar de Jesus.

Como é fácil nos esconder atrás de máscaras, mas como é difícil sair delas. É preciso coragem para nos desembaraçar dessas coisas. Só mesmo olhando para Jesus, e termos fé que a Sua graça já nos alcançou e vivermos de forma que Deus seja glorificado em tudo e em todo tempo.

Precisamos entender que Jesus nos prometeu um porto seguro e não uma viagem tranquila. Ele nos prometeu a Sua Paz em meio as tribulações, de forma que se torna incompreensível aos olhos dos homens, mas agradável aos olhos de Deus.

Amo vocês,

Pr. Bobby

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page