top of page

 

Leia: Provérbios 4:20-27

Pv 4:20 Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.

Pv 4:21 Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,

Pv 4:22 pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.

Pv 4:23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Pv 4:24 Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.

Pv 4:25 Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.

Pv 4:26 Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.

Pv 4:27 Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.

 


            Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque procedem as fontes da vida. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos (v.23 RA).

 

Examine: Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme (Salmo 51:10).

Sl 51:10 Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

 

Considere: Como vai a saúde do seu coração? Está batendo no ritmo da vontade de Deus? Quais mudanças são necessárias?

 


              Nosso coração bate aproximadamente 70 vezes por minuto. Logo, em um ano ele bombeia entre 3,5 e 7 milhões de litros de sangue por nosso corpo - dependendo de nossas atividades. Desempenho em 12 horas esforço suficiente para erguer um trem de 70 toneladas a 30 com do chão. Firmes e silenciosos, eles nos mantêm vivos.
              Por isso no texto " ...guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida " (Provérbios 4:23 RA) faz muito sentido. Se o coração falhar, o corpo todo se desligará. E se o nosso coração estiver saudável, poderemos fazer coisas incríveis.

Com frequência, a Bíblia se refere ao coração como mais do que um órgão humano. O coração representa o centro das nossas emoções, pensamentos e raciocínios. Lemos no livro de Mateus 15:18-19 que " ...o que sai da boca vem do coração [...] Porque é do coração que vêm os maus pensamentos. “Tendo isso em mente, com que intuito devemos guardar o coração? A expressão " Sobre tudo o que se deve guardar... " pode ser interpretada como com toda uma postura proativa e honesta para manter o nosso coração saudável. Para o coração físico, significa fazer exercícios regularmente, manter uma dieta saudável e fazer exames médicos periódicos. Quanto às necessidades do nosso coração espiritual: como mantemos uma nutrição saudável com a Palavra de Deus? Como enchemos as nossas mentes? Há pecados obstruindo a nossa comunicação com Deus? É hora de seguirmos o conselho de John Edwards: "

Certifique-se que o foco de sua dedicação seja o coração; e a imagem de Deus seja plantada nele; Seus interesses sejam concretizados; o mundo e a carne sejam subjugados; o amor pelo pecado seja lançado fora; e que ali cresça o amor pela santidade. " - Poh Fang Chia
 

 

 

 

COISAS DO CORAÇÃO

 

 

bottom of page