

Blog do Pr. Bobby
81 998097877 (TIM) - 81 86634160 (OI)
81 94140010 (CLARO)- 81 999142053 (TIM)
TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS
QUAIS OS FUNDAMENTOS PARA A IGREJA SER TESTEMUNHA DA LUZ DE CRISTO?
Em primeiro lugar, a Igreja só é essa comunidade que LUZ às nações se estiver fundada no alicerce dos apóstolos.
Quais são os fundamentos da sua Igreja? Olhamos em volta e vemos muitos fundamentos. Algumas igrejas estão fundadas no poder do dinheiro; algumas estão fundadas no poder político e na barganha; algumas no poder da intriga; algumas sobre tradição e legalismo. Qual é o fundamento da Igreja?
A Palavra de Deus diz que essa igreja-sociedade, a Igreja de Jesus que deve ser melhor do que as nações, só será melhor se ela estiver fundada no alicerce dos apóstolos.
A única salvação para a Igreja é ser Igreja APOSTÓLICA. Isto significa voltar-se para a Palavra e só para a Palavra. A Igreja que não se funda na Palavra afunda em qualquer outra coisa.
Quais são esses fundamentos apostólicos?
Há uma quantidade enorme, mas quero apenas relembrar cinco.
1. O amor a Deus e ao próximo: Amarás ao teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento e amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Paulo diz em I Coríntios 13, algo que, resumido, ficaria assim : "o que passar disto, é comentário". Operar milagres, sem isto é brincadeira; ter fé que remove montanhas, sem isto, é inoperância; falar línguas, sem isto, é baboseira; profetizar sem isto, é escárnio; fazer ação social, sem isso, é arrogância humanista. A Palavra de Deus diz que o primeiro dogma da vida é o Amor.
2. A centralidade da Cruz: Não há uma hierarquia aqui. (a cruz vem em segundo lugar apenas porque tenho de dar as cinco marcas apostólicas em alguma ordem), entretanto, sem cruz não há mensagem apostólica.
3. A primazia da Palavra sobre qualquer outra fonte, seja ela secular ou espiritual. Sem a Palavra como referência das referências não há pregação apostólica.
4. A proclamação da vitória sobre a morte na Ressurreição. A Igreja Apostólica é, sobretudo, testemunha da Ressurreição.
5. A vida na comunidade dos irmãos: Isto tem a ver com comunhão, fraternidade, respeito mútuo, amor, convívio, celebração, louvor, amizade, companheirismo e solidariedade.
Estas são as cinco marcas principais que o livro de Atos dos Apóstolos chama de doutrina apostólica.
Em segundo lugar, a Igreja precisa estar aberta a todos. Por isto, quando a Igreja começa a ser muito seletiva ela não é Igreja é clube. Ela é qualquer outra coisa: entidade filantrópica; sociedade dos iguais, a patota da classe média; o sindicato dos sedentos por justiça etc... Mas não é Igreja.
Uma das coisas mais difíceis é entrar na Igreja, até do ponto de vista físico. Sua Igreja está de porta aberta?
Começa na porta fisicamente aberta, mas é a porta da nossa cabeça. Há muita gente que chega e encontra a cabeça da gente com porta fechada. Se não gostamos do cabelo da pessoa, fechamos a porta! Se tiver barba nem se fala! Estou falando das besteiras, dos mosquitos, no entanto, há camaleões enormes!
Em terceiro lugar, a igreja que é luz, é edificada a partir dos parâmetros de justiça e de verdade.
Ela não está edificada sobre o jeitinho, sobre a manha política, sobre os arranjos ou as composições. Nela não prevalece a lei do "quem dá mais é mais honrado". Nela o poderoso, o rico e o influente não têm que ter a melhor posição, o primeiro banco ou virar presbítero. Sua base não é essa.
Ela está fundada sobre a justiça e a verdade.
O que se deve afirmar, categoricamente, agora é que a sociedade que que é luz do mundo, é a sociedade da vida, mas não é a sociedade da religião.
Eu sei que na Bíblia há uma diferença muito grande entre estar aberto aos irmãos, e estar aberto à sociedade secular. Vale dizer isto porque há pessoas que não fazem o bem nem aos domésticos da fé, e conheço outros que só fazem o bem aos domésticos da fé. E, por último: conheço outros que fazem bem aos domésticos da fé e ao mundo inteiro.
A Igreja tem de estar aberta a todos, todavia ela não pode estar aberta a tudo. Que isto fique bem claro, porque aqui está claro:
O que me parece, é que às vezes nós estamos mais abertos para tudo do que para todos. Às vezes estamos abertos para tudo: toda sorte de safadeza, contaminação, abominação, mentira, politicagem e sujeira. Mas, não estamos abertos para todos. Muitas vezes nos fechamos aos irmãos apenas porque eles não batizam como batizamos ou porque não falam em línguas ou porque receberam obturação de ouro, mas nós preferimos ir ao dentista e gastar um dinheirão.
A Igreja deve está aberta a todos, mas não está aberta a tudo. Ela está aberta para gente, mas está totalmente fechada ao pecado: prostituição, adultério, mentiras, abominação, infidelidade, corrupção, roubo, sonegação como projeto de vida, idolatria, feitiçaria, deslealdade, politicagem, armações, manipulação indevida de dinheiro, e coisas semelhantes a estas.
Nela encontramos gente que foi marcada e lavada pelo sangue do Cordeiro. Não se quer saber quem são, nem de onde vêm. Todos os arrependidos são bem-vindos.
E por último, essa Igreja que é luz é também o lugar da vida e das curas humana.
É comunidade de cura, não de adoecimento.
Parece que muitos tem se convertido e tem adoecido.
Gente que era inteligente e que entrou para a igreja e emburreceu; ou de alguém que era bonita, entrou para a igreja e empalideceu; alguém alegre que entrou para a igreja e encaramujou; alguém que era ousado e entrou para a igreja e se encolheu; alguém que lia muito e que entrou para a igreja e não lê mais nada ou gente que pensava com profundidade e que entrou para a igreja e agora, no máximo, sente coisas, mas não pensa mais. Tudo isso tem a ver com um estado de adoecimento humano resultante de se ter religião, mas não Vida.
Tem alguma coisa errada em muitos de nós. Talvez haja veneno em lugar da água da vida, nas fontes onde nós a bebemos; talvez haja alguma folha amarga, ao invés de folha de cura nas árvores das quais nos alimentamos. Há alguma coisa matando muitos de nós que temos que arrancar do nosso meio, em nome de Jesus, o quanto antes.
Isto porque estamos neste mundo para trazer cura aos povos. Por isso, aqueles que nos encontram têm que ter o que beber e o que comer o ano inteiro, e essa comida tem que produzir cura, não doença.
Sabe o que acho? Penso que as coisas são assim porque temos tido muita Bíblia, mas pouca Palavra. Está faltando a Palavra que cura no nosso meio. Por isso nós pregamos muito, mas não vemos os povos serem curados (nem parcialmente). O que está faltando desesperadamente é essa experiência com a genuinidade da vida e do poder que cura. E ambas as coisas são filhas gêmeas do Espírito e da Palavra.
Deixe a Palavra entrar em você. Deixe-a entrar nas suas entranhas e mexer nos seus intestinos, habitar o porão da sua memória, virar convicção irremovível, se tornar princípio, se converter em vida. Depois disso, trabalhe exaustiva, paciente, e perseverantemente na direção desse projeto em sua igreja.
Transforme isto em vida, em compromisso, em paixão, em resolução, em projeto, em sonho e em obstinação. Aí, pode ser que aqui e ali, possamos ver luzes vindas de lugares altos e, pode ser que Deus nos dê a graça de que sejam tantas as igrejas começando a ter fundamentos bonitos para dentro, glória para fora, o Trono no centro e vida brotando de suas praças, que o fulgor desse ajuntamento das muitas igrejas acenda o fogo da glória de Deus neste país, um dia, para a Glória de Jesus.
Amo vocês,
Pr. Bobby