top of page


Forjando qualidades

 

Pão Diário - 07\08\2013


Forjando qualidades


Leia: 1 Timóteo 6:1-9
...Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem (vv.5 6).

 

1Tm 6:1 Todos os que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus senhores como dignos de todo o respeito, para que o nome de Deus e o nosso ensino não sejam blasfemados.

1Tm 6:2 Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; pelo contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas.

1Tm 6:3 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

1Tm 6:4 é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas

1Tm 6:5 e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

1Tm 6:6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,

1Tm 6:7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;

1Tm 6:8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

1Tm 6:9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

 



Examine: - Mateus 23:5-7, 25-28

Mt 23:5 "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

Mt 23:6 gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,

Mt 23:7 de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.

 

Mt 23:25 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.

Mt 23:26 Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.

Mt 23:27 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.

Mt 23:28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.


- Filipenses  4:11-13

Fp 4:11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

Fp 4:12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Fp 4:13 Tudo posso naquele que me fortalece.


- Hebreus 13:5

Hb 13:5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".

Paulo alerta o jovem Timóteo de que algumas pessoas usam a religião ou atos de piedade (no original grego) para enriquecer. Como assim? Os atos piedosos são bons, logo têm valor. Então sempre haverá quem compre. Mas nunca deveriam existir os vendedores.
A preocupação de Paulo? Os cristãos virtuosos às vezes são tentados a desprezar a disciplina que desenvolveu o seu caráter e forjar suas qualidades para se beneficiar. Tal fato pode ocorrer ao perceberem que o seu caráter divino lhes abre portas e traz vantagens sobre os outros menos piedosos (1 Timóteo 6:5). O pastor que constrói o seu ministério em oração pode começar a orar mais em público do que particular se perceber que em decorrência disso, a sua igreja e a sua reputação crescem. Um atendente de enfermagem ao ser reconhecido por bem servir pode começar a selecionar os momentos que deseja demonstrar compaixão. E um professor reconhecido por seu conhecimento bíblico pode deixar de se dedicar aos próprios estudos e utilizar-se daquilo que outros já estudaram.
É nossa natureza falha que nos faz forjar nossas melhores qualidades. Os espertos sempre têm que ter a resposta certa, os simpáticos devem sorrir constantemente, e os líderes devem escolher as batalhas que já sabem que vencerão. Nesse ponto, começamos a nos identificar com a nossa imagem - uma imagem que protegeremos a todo custo (especialmente se formos pagos para fazê-lo). Paulo afirma que o caminho à verdadeira riqueza está no contentamento. Diferente daqueles " ... que querem ficar ricos " e por isso " ... caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição " (1 Timóteo 6:9), aqueles que são contentes com o que são - e com o que Deus lhes deu - possuem maior riqueza espiritual. Eles continuarão a cultivar os hábitos que valeram sua reputação e recusarão oportunidades lucrativas que, apesar de aparentemente inocentes, sugariam energia demais de sua missão principal na vida. - Mike Wittmer 


 


Considere: Quais qualidades o ajudaram a atingir o seu emprego atual ou posição social? Quanto do seu serviço a Deus baseia-se em aparência, e não na realidade?

 

 

 

 

bottom of page