top of page

A HISTÓRIA ACABA BEM

 

Pão Diário - 09\08\2013


 


Leia: 2 Timóteo 4:1-8

2Tm 4:1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

2Tm 4:2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

2Tm 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

2Tm 4:4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

2Tm 4:5 Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

2Tm 4:6 Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

2Tm 4:7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

2Tm 4:8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

 


Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida (v.6). Examine:

- Salmo 90:1-12

Sl 90:1 Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Sl 90:2 Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Sl 90:3 Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: "Retornem ao pó, seres humanos! "

Sl 90:4 De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite.

Sl 90:5 Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer;

Sl 90:6 germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca.

Sl 90:7 Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor.

Sl 90:8 Conheces as nossas iniquidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença.

Sl 90:9 Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio.

Sl 90:10 Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!

Sl 90:11 Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Sl 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.

 


- Filipenses 3:14
Fp 3:14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.


Considere: As quais objetivos fundamentais você se dedica? De que maneira você poderá alinhar sua vida com Deus neste momento, para viver seus últimos dias com esperança e alegria? Randy Pausch era um respeitado professor na Universidade Carnegie Mellon ao ser diagnosticado com câncer no pâncreas em 2006. Paush lutou bravamente, mas o câncer se espalhou com força. Um mês depois após lhe decretarem de seis a nove meses de vida, Paush deu sua, hoje famosa, " última palestra ". Dedicado homem de família (sua esposa Jai e três lindos filhos), Paush estava determinado a fazer seus últimos meses valerem a pena, passando adiante aquilo que realmente importava. " estou tentando me colocar numa garrafa que um dia irá parar na praia para os meus filhos ", Paush disse.
O apóstolo Paulo sentiu o mesmo desejo. Ao final de sua vida, ele escreveu uma carta direta e sincera a Timóteo, seu protegido. Sentindo que “a hora " de sua partida estava se aproximando, Paulo fez um resumo de sua vida, numa espécie de epitáfio (2 Timóteo 4:6). " Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé " (v.7). Que alegria Paulo deve ter sentido quando recapitulou sua vida e percebeu que tinha cumprido a missão que Deus lhe confiara. Tinha investido suas energias, esperanças e reputação em propósitos bons e verdadeiros. Mas não concluiu que sua vida tivesse sido perfeita. Ele apressava-se sempre para assumir seus piores feitos. A essência de sua vida, porém, fora voltada a partilhar os propósitos de Deus no mundo. Como resultado, Paulo encarou o fim de sua vida com alegre esperança. "E agora está me esperando o prêmio da vitória...", ele disse (v.8). Quando nos aproximarmos da morte, estaremos satisfeitos pela maneira como investimos nossas forças e nosso tempo, e com os ideais e causas que atraíam o nosso coração e atenção? Nossas vidas terão sido entregues aos desígnios de Deus? Desfrutaremos do prazer de uma história com o final feliz? - Winn Collier


 

 

 

bottom of page